Descubra Criciúma, SC!

Saiba mais sobre esta bela cidade.

Criciúma é a maior cidade do Sul de Santa Catarina, reconhecida como a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico. A cidade é conhecida também no futebol pelo Criciúma Esporte Clube. O nome da cidade de Criciúma surgiu do nome de uma planta. É uma gramínea semelhante um pequena bambu, que os índios chamavam de “cresciuma”.

Com o passar do tempo, a pronúncia da palavra transformou-se em Criciúma. A planta pode ser encontrada na praça Nereu Ramos, no centro da cidade. A cidade foi fundada em 1880 com este nome e emancipada em 1925.

Turismo em Criciúma, SC

Saiba o que fazer na Capital do carvão em Santa Catarina


Cultura, memórias e natureza são alguns dos principais atrativos da cidade e que podem render passeios encantadores, especialmente em família.

descubra os nove dos locais imperdíveis para conhecer durante sua visita!

1. Mina de Visitação Octávio Fontana
Inaugurada em 2011, a Mina de Visitação Octávio Fontana é a única mina de extração de carvão aberta ao turismo no Brasil.

Ela esteve em funcionamento até 1995 e, depois, recebeu esse nome em homenagem a um dos principais trabalhadores do lugar.

São 300 metros abertos à visitação, em que o percurso é feito a pé ou em uma mini locomotiva inspirada em um modelo de 1922.

A galeria tem, na verdade, 3.600 metros de comprimento da época em que operava, mas por segurança apenas um trecho dela funciona como atração turística.

Lá dentro, você ainda conhece um museu com a exposição de materiais, equipamentos e uniformes dos mineradores, loja de souvenir e a gruta Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.

2. Praça do Congresso
O local é um dos preferidos da população da cidade, e não podia ser diferente.

A Praça do Congresso está situada bem no centro de Criciúma e é um espaço muito arborizado, com parque para as crianças, aparelhos de academia, um lago artificial habitado por tartarugas e peixes e um bonito chafariz.

Ela tem esse nome devido ao Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 1946 na cidade.

A prefeitura preparou o terreno para o evento e, desde então, os moradores o chamam assim.

3. Parque Nereu Ramos
Essa é a principal praça de Criciúma e foi justamente onde o município começou a ser constituído.

Era por lá que os tropeiros passavam e paravam para dar água aos cavalos, o que gerou a instalação dos primeiros estabelecimentos comerciais.

Se você quer entender a origem do nome da cidade, a praça abriga uma amostra do capim “Cresciuma”, denominação indígena dada a essa gramínea verde que existia em grande quantidade na região.

O parque é um espaço bem arborizado, com um calçadão onde se realiza anualmente a Feira do Livro de Criciúma, no mês de agosto.

O Bric do Calçadão é outro evento que acontece no local todos os sábados, reunindo peças de artistas e artesãos.

Lá também está instalado o Monumento ao Mineiro, escultura que presta homenagem aos homens que trabalharam na extração de carvão.

4. Catedral de São José
Localizada na Praça Nereu Ramos, a Catedral São José é um prédio em estilo romano-gótico e tombado como Patrimônio Histórico.

Ela foi inaugurada em 1917 e já passou por ampliações e diversas reformas para se manter bem conservada.

A nave da igreja, no entanto, se mantém a mesma: uma estrutura dividida em duas fileiras de colunas.

Leia mais: se você gosta de visitar destinos religiosos, esta lista de 17 roteiros pelo Brasil e pelo mundo vai ajudar.

5. Parque das Nações Cincinato Naspolini
Esse é o maior espaço de lazer ao ar livre do estado de Santa Catarina e presta homenagem a todas as etnias que colonizaram a cidade.

Além da imigração italiana, poloneses, alemães, portugueses e árabes também tiveram importância no desenvolvimento local.

O lugar dispõe de ciclovia, playground, academias de ginástica, pista para caminhadas, quadras poliesportivas, de tênis e vôlei e um palco para eventos de até 30 mil pessoas.

Uma das atrações mais legais do parque é a mini ferrovia Terezinha, uma pequena locomotiva com dois vagões que percorre a área fazendo a alegria dos seus até 40 passageiros.

O local tem ainda lanchonetes, restaurantes e banheiros públicos, permitindo que você passe um dia inteiro aproveitando o espaço.

6. Morro Cechinel
Quer uma vista de toda a região central da cidade e até um pouco da Serra do Mar?

Subir o Morro Cechinel, também conhecido como Morro da TV, com seus 260 metros de altura, vale o passeio.

No momento, um mirante está sendo construído e terá uma estrutura de 30 metros de altura que permitirá uma visão 360° de Criciúma.

7. Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande
Esse prédio de 1920 foi o primeiro sobrado a ser erguido na cidade e, hoje, é um museu que reúne diversos artefatos históricos e conta um pouco da colonização de Criciúma.

Também conhecido como “Casarão”, ele era a residência do oleiro e político Augusto Casagrande e de Cecília Darós, dois italianos que chegaram ainda crianças no Brasil.

A casa de dois pisos foi transformada em museu como prometido à herdeira da família, Joaci Casagrande, e inaugurado em 1980, durante as comemorações de 100 anos da cidade.

Muitas fotos e vários objetos antigos do casal estão expostos por lá.

8. Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Outro tradicional ponto turístico da cidade é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, estrutura construída em 1946 para abrigar a imagem da santidade.

Ela é feita de pedras e está cercada de vegetação nativa, além de uma pequena fonte de água natural.

O local passou por um processo de revitalização há alguns anos, conta com uma programação religiosa fixa e recebe atrações culturais de diversos tipos.

9. Barragem do Rio São Bento
A cerca de 25km de Criciúma, em Siderópolis, está situada a Barragem do Rio São Bento, um lugar interessante para se conhecer.

O empreendimento é o maior reservatório de água da região sul de Santa Catarina e cobre o antigo vilarejo de São Pedro, completamente submerso com exceção da torre da capela, mantida como memória do local.

A vista do lago artificial de 450 hectares é belíssima e você pode agendar uma visita guiada até a central de controle do reservatório.

Fonte: All Accor